Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é e Como funciona o Contato de Selo?

Em comandos elétricos, o contato de selo é um método de acionamento muito utilizado em cargas como motores elétricos. Este artigo vai explicar detalhadamente como implementar o contato de selo em um contator de potência, bem como a importância do contato de selo. Vamos explorar cada etapa de montagem e explicando os detalhes e seus efeitos sobre este método de acionamento.

Componentes Necessários

Para essa instalação, precisamos dos seguintes componentes:
– Contator de potência;
– Disjuntor bipolar;
– Botoeira vermelha mais um contato normalmente fechado (NC);
– Botoeira verde mais um contato normalmente aberto (NO);
– Cabos elétricos.

Montagem Básica - Sem Contato de Selo

Passo 1: Alimentação

Primeiramente, precisamos alimentar o circuito. A alimentação fase-fase de 220V passa pelo disjuntor de proteção. Uma das fases é conectada ao terminal A2 da bobina do contator, enquanto a outra fase é interrompida pelo bloco de contato normalmente aberto. A botoeira verde, quando pressionada, permite a passagem de corrente para o terminal A1 da bobina do contator.

Passo 2: Teste Inicial

Com essa configuração básica, ao pressionar a botoeira verde com retorno por mola, o contator é energizada. Ao soltar a botoeira, o contator desarma, desligando a carga. Isso ocorre porque, sem o contato de selo, o contator só permanece acionada enquanto a boeira estiver pressionada. Vale ressaltar que, ao invés da botoeira usassemos para este exemplo uma chave seletora retentiva, o contator permaneceria acionada após a manobra da chave. Logo tenha em mente que o contato de selo deve ser implementado em acionamentos cujo comando sejam botoeiras do tipo impulso ou com retorno por mola.

Implementando o Contato de Selo

Passo 1: Adicionando o Contato de Selo

Para manter o contator energizada mesmo após soltar a botoeira, é necessário adicionar um contato de selo. O contato de selo nada mais é que um bloco de cotato normalmente aberto (NO) conectado em paralelo com o contato normalmente aberto (NO) localizado na botoeira verde.

Passo 2: Montagem do Contato Auxiliar

Através de um cabo, conecte o terminal 13 do contato normalmente aberto localizado no contator ao terminal 13 do contato localizado na botoeira verde. Em seguida, também com o auxilio de um cabo, conecte o terminal 14 do contato auxiliar localizado no contator ao terminal 14 do contato normalmente aberto (NO) localizado na botoeira verde.

Perceba que ambos os contatos normalmente aberto (NO) (da botoeira e do contator) estão ligados em paralelo em relação ao percurso da corrente, ou seja, a corrente elétrica ao sair da fonte, segue até o nó representado contato 13 do contator e do contato auxiliar localizado na botoeira. 

A partir desse ponto, metade da corrente percorrerá pelo contato localizado na botoeira e metade da corrente percorrerá pelo contato auxiliar localizado no contator.

No contato 14 ambas as corrente se somarão novamente e seguirão em direção em direção a carga, que nesse caso é a bobina do contator.

Testando o Contato de Selo

Ligamos o disjuntor para alimentar o comando e pressionamos a botoeira verde. O contator é acionado e, ao soltar a botoeira, ela permanece ligada. Isso demonstra que o contato de selo está funcionando corretamente, permitindo a continuidade do circuito através do contato auxiliar.

Como descrito anteriormente, a corrente ao chegar no nó resultante da ligação dos contatos 13 de ambos os contatos da botoeira e do contator, a corrente se divide, ou seja, metade da corrente percorre o contato (NO) da dabotoeira e metade da corrente percorre o contato (NO) do contato auxiliar do contator. No terminal 14 de ambas as correntes seguem para a bobina resultando no deslocamento do núcleo móvel do contator.

Nesse instante, o contato da botoeira é manobrado pelo dedo do operador. O contato auxiliar é manobrado pelo núcleo móvel do contator. 

O operador ao liberar a botoeira verde, seu contato abre, fazendo com que a corrente que por ele percorria, passe a percorrer o contato auxiliar do contator que por sua vez é mantido pressionado pelo núcleo móvel em razão do fluxo magnético, mantendo, assim, o contator pressionado.

Desligando o Contator

Passo 1: Problema Inicial

Com o contato de selo em funcionamento, pressionar o botão novamente não desliga o contator, pois a corrente continua fluindo pelo contato auxiliar localizado no contator. Para desligar o contator, é necessário interromper a corrente antes do contato de selo e do botão.

Passo 2: Solução com Botão Normalmente Fechado

Adicionamos um botão normalmente fechado (NC) após a alimentação para desligar o contator. Em seu estado normal (repouso), o botão NC permite a passagem de corrente. Ao pressioná-lo, o contato se abre, interrompendo a corrente e desligando o contator.

Passo 3: Teste Final

Com o sistema configurado, ligamos o disjuntor novamente. Pressionamos a botoeira verde com contato normalmente aberto (NO) para ligar o contator, que permanece ligada graças ao contato de selo. Para desligar, pressionamos a botoeira vermelha com o bloco de contato normalmente fechado (NC). Ao pressionarmos a botoeira vermelha, a corrente é interrompida, ou seja, a bobina do contator deixa de ser percorrida com a corrente responsável por gerar o campo magnético.

Uma vez sem o campo magnérico, a atração entre o nícleo fixo e o núcleo móvel cessa. A mola existente no contator empurra o núcleo móvel para a posição de repouso abrindo, assim, o contato de selo.

Aplicações Práticas

O acionamento de cargas via contato de selo é amplamente utilizado não apenas em aplicações industriais mas também em irrigação, comércio e residência. A utilização do contato de selo permite que, em casos de sobrecarga de um motor por travamento de rolamento, por exemplo, ocorra o desligamento do mesmo via contato normalmente fechado do relé de sobrecarga. Esta característica não pode ser implementada em um contator acionado por chave seletora, ou seja, nesse último caso, o contator operará sob corrente elevada em razão do travamento parcial do eixo do motor até que o operador perceba a anomalia, ou o disjuntor desarme por sobrecarga, ou o motor queime.

Conclusão

O contato de selo é uma técnica muito importante nos comandos elétricos, permitindo que dispositivos como contatores permaneçam energizados sem a necessidade de manter um botão pressionado continuamente. Esta configuração é amplamente utilizada em sistemas industriais e comerciais para garantir a operação eficiente e segura de diversos equipamentos, permite a adição de melhorias adicionais de lógica de contatos ou de acionamentos para garantir a proteção de cargas com motores contra sobrecargas.

Saber sobre o contato de selo vai muito além de como montar mas também suas implicações funcionais em um sistema, ou seja, possa ser que um determinado equipamento permita ser acionado por uma simples chave, porém uma chave não é capaz, por si só, de desligar uma carga em caso de sobrecarga.

Portanto, saber sobre o contato de selo vai muito além de uma simples alternativa de acionamento de cargas, mas significa garantir a vida útil de um equipamento e evitar perdas financeitas diversas.

Aviso Legal

As informações fornecidas neste site e em suas páginas associadas nas redes sociais são exclusivamente para fins INFORMATIVOS. O site Impulso Automação Industrial não se responsabiliza por qualquer dano ou prejuízo resultante da execução de ações baseadas no conteúdo apresentado. Sempre consulte um profissional qualificado, siga as regulamentações vigentes e utilize equipamentos de proteção individual ao realizar qualquer trabalho envolvendo eletricidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *